“Em Versalhes, encontro-me muitas vezes a apurar o ouvido, sonhando ainda encontrar uma amizade, surpreender uma conversa quotidiana, que durou trinta e cinco anos. Entre Luís XIV e André Le Nôtre, o monarca mais poderoso, a quem tudo tem de ceder, mesmo o tempo, e o homem da terra, que depende das estações do ano, aquele que está do lado da Natureza, ainda que a tenha forçado como ninguém antes de si. Em conjunto escreveram o maior livro do mundo – mil hectares, o romance do Sol encarnado. A única história ocidental que impressionava Quialong, o imperador da China, o criador do Jardim da Transparência Perfeita.”
Erik Orsenna in Livros Horizonte e na sua homepage (em francês)
"André Le Nôtre, chief landscape gardener at Versailles, enjoyed a thirty-five-year relationship with his patron, Louis XIV, the Sun-King. Born in Paris, grandson and son of gardeners, he grew up in the Tuileries and amid the flourishing of the decorative arts—sculpture, gardening, painting, architecture—in the nearby workshops of the Louvre. This book recounts his life and achievements in a distillation of facts and musings"
in Librarything (ver mais)
in Librarything (ver mais)
A ligação que se segue refere-se a um documento audiovisual, que ilustra a dimensão transdisciplinar de André de Le Nôtre: http://www.youtube.com/watch?v=9QurJe8rAkc.
Referência bibliográfica, segundo a NP-405:
ORSENNA, Érik - O jardineiro do Rei-Sol, 1ª ed. Lisboa: Livros Horizonte, 2003. ISBN 972-24-1252-3
Sem comentários:
Enviar um comentário