20 de fevereiro de 2010

Informação e conhecimento

"A transformação de uma informação em conhecimento exige um trabalho de reflexão. Em sí mesma, uma informação é um dado em bruto, isto é, a matéria prima da construção de um conhecimento. Desde este ponto de vista, a informação pode ser um "não-conhecimento". A Internet oferece um exemplo particularmente ilustrativo disto, pois segundo algumas estimativas, cerca de metade das informações que circulam por este meio, são falsas e inexactas. Além disso as redes propiciam a difusão de boatos. Não obstante, o carácter reflexivo do juízo necessário para transformar uma informação em conhecimento, necessita de algo mais do que uma simples comprovação dos factos. Supõe o domínio de algumas competências cognitivas, críticas e teóricas, cujo fomento é precisamente o objecto das sociedades do conhecimento. A avalanche de informações pode desanimar-nos, mas o conhecimento é precisamente o que permite "orientar o pensamento" (...)

in Hacia las sociedades del conocimiento — ISBN 92-3-304000-3 — © UNESCO , 2005 - p.51.
A informação sobre este documento foi transmitida, através da mailing list da RBE, por João Paulo Proença.

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