22 de novembro de 2009

Os 20 anos do Derrube do Muro de Berlim, na Escola

(Na fotografia, alunos do 11º ano a "construírem" o muro.)


Erguemos um muro na Biblioteca no dia 9 de Novembro de 2009. Em acção que decorreu uma semana depois, motivados alunos do 9º ano inscreverem estas magníficas ideias, opiniões, sentimentos... :

1

Para mim, liberdade significa ter o direito de fazer o que quisermos, cumprindo as coisas com o devido respeito e atitudes. Por vezes, o maior muro são as decisões dos nossos pais.

2
Liberdade é o facto de podermos exprimir as nossas opiniões e os nossos sentimentos.

3
Liberdade é poder ir, falar e decidir sem restrições mas com responsabilidade, ou seja, sem tirar a liberdade dos outros.Muros na minha vida – Fome, guerra, ódio, etc.

4
Para mim a liberdade é quando todos podemos fazer o que queremos, sentir, pensar e dizer tudo o que quisermos. Para mim quase tudo é perfeito e não tenho nenhum muro.

5
Para mim, liberdade é ser independente e poder fazer o que queremos sem sermos reprimidos.Muros neste sentido com a Alemanha até 1989 era não sermos livres. Para mim, hoje em dia, muros são algo de que nos privam.

6
Liberdade, para mim, é sermos livres de escrever, pensar, dizer e sentirmos sem sermos castigados.Muros da minha vida: SOFRIMENTO.

7
Liberdade é um direito que nós temos. O meu muro é o medo de arriscar.

8
PAZ. Podermo-nos exprimir livremente.

9
Liberdade é poder dizer aquilo que pensamos.

10
Liberdade é quando uma pessoa faz eventualmente “tudo” sem vigilância do Estado. O meu muro é o sofrimento.

11
Liberdade é não ter barreiras inúteis.

12
Liberdade, para mim, é termos liberdade de expressão e podermos fazer as coisas com pouca preocupação. O meu muro é o sofrimento.

13
Liberdade é exprimir-se livremente. Eu acho que não tenho muros na minha vida.

14
Liberdade é quando as pessoas podem exprimir os seus sentimentos.

15
Para mim a liberdade é não estar preso e poder falar o que quisermos, mas com regras. Acho que não tenho muros na minha vida.

16
Liberdade, para mim, poder fazer aquilo que se quer, ou o que se gosta, sem dar justificação a ninguém.

17
A liberdade existe quando há liberdade de expressão, ou seja, podemos exprimir todas as nossas ideias sem ter medo de repreensões por parte das pessoas. Para haver liberdade é preciso igualdade.

18
Liberdade é viver sem ter de dar justificações a ninguém. É poder dar a nossa opinião.Os meus muros são os professores.

Pedimos a opinião dos nossos leitores e dos "bloguistas" em geral, que votem na melhor frase. Onde? Aqui mesmo ao lado.

Sem comentários: