29 de setembro de 2008

CHÁ / CAFÉ com LETRAS ... 2

Hoje na Biblioteca da Escola Secundária de Carregal do Sal falou-se de livros, com chá, café e bolos à mistura.
Num ambiente descontraído, alunos do 11º B/C partilharam com os seus colegas do 10ºB a sua experiência enquanto leitores das obras Diário de Anne Frank, Diário de Zlata, Mar me quer (de Mia Couto), Pequenas Memórias (de José Saramago) e Cartas de amor (de Fernando Pessoa).
Das 12:15 às 13:00, falou-se um pouco de tudo: “os momentos de que mais gostei foram…”; “a minha personagem preferida…”; “de que fala este livro?”; “É difícil?”; “Quem é esta pessoa na capa?”; “Fala de guerra?”; “Há algum momento em que ela fala do seu namorado?”; “Por que é que as memórias são pequenas?” Entre um golo de café e livros desfolhados vezes sem conta, a conversa começou a fluir, fizeram-se leituras em voz alta, viram-se fotografias, discutiram-se imagens, as ideias foram-se clarificando. Os alunos distribuíram-se de mesa em mesa ao sabor dos interesses e das oportunidades: «Olha, a mesa do Diário de Zlata está livre. Vamos lá.”; “Eu venho do Mar me quer”; “Eu vou já para o Saramago. Já sei o que quero.”
Partilharam-se ideais, conheceram-se livros, contactou-se com diferentes experiências de leitura a partir do mesmo livro. No final, com a sensação de um momento de conversa agradável, os alunos de 10º ano comentavam: “Estou dividido entre dois livros!”; “Já sei qual vou ler…”. Já os alunos de 11º, inicialmente nervosos e inseguros, confidenciavam: “Afinal, isto foi interessante…”; “Eu ajudei o X a decidir-se!”.
Ler é uma experiência enriquecedora e partilhá-la com outros é uma possibilidade de reviver momentos de prazer, recriando-os e recontando-os.

Carla Marques

Sem comentários: